Encontrei um material interessante sobre o assunto: "Um bom briefing é o primeiro passo para o sucesso" de Rafael Sampaio. www.portaldapropaganda.com/.../Modelo%20de%20Briefing.doc
O blog Comunicação & Propaganda foi criado com o objetivo de se tornar um ambiente de interlocução e interação da Disciplina Comunicação e Propaganda com os alunos do curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial da PUC Goiás. Um ambiente educacional e, sobretudo de aprendizado. E os frutos nós so conheceremos em 03/03/2011.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Briefing
Oi Gente!
Seguem referências para a criação de um bom Briefing.
Seguem referências para a criação de um bom Briefing.
Check-list das informações necessárias para fazer o briefing.
Estes são os pontos mais prováveis de serem questionadas e discutidos durante o processo de reunião de informações. Nem todos serão relevantes ou igualmente relevantes numa situação particular. Os pontos de maior relevância vão se tornar claros à medida que o trabalho for sendo feito.
O Produto (ou Serviço)
§ Nome
§ Descrição
§ Propriedades
§ Histórico
§ Aparência física
§ Embalagem
§ Preço e tendência – Aumento, estabilização, redução
§ Custo x benefício
§ Vantagens – Única, principal, secundária
§ Desvantagens (e efeitos colaterais)
§ Como é usado? – Local e forma
§ Freqüência de compra e uso
§ Local de fabricação
§ Capacidade de produção
§ Disponibilidade – No presente e futuro
§ Concorrentes
§ Vantagens e desvantagens relativas aos concorrentes
§ Diferencial
§ Imagem e marca
O Mercado
§ Canal(is) de venda da categoria
§ Importância relativa (se vendido em mais de um canal)
§ Como o produto é vendido (unidade, pacotes, grandes quantidades, varejo tradicional, auto-serviço, distribuidores exclusivos, revendas etc)? Como o serviço é prestado (direta ou indiretamente, de forma centralizada ou descentralizada, pessoalmente, via telefone/internet etc)?
§ Tamanho do mercado – Em volume e valor
§ Sobreposições de mercado
§ Influência e atitudes do atacado e varejo
§ Tendência das vendas – Do produto/serviço; da categoria; do mercado total
§ Influências: regionais (geográficas); sazonais; demográficas (raça, sexo, idade, profissões, padrão sócio-cultural etc)
§ Distribuição
§ Organização do mercado
§ Influência da força de vendas (para a rede de distribuição e para os consumidores)
§ Efeitos da propaganda (promoção, merchandising etc) no mercado
§ Investimentos em comunicação (total e de cada concorrente)
§ Concorrência:
ü Participação e tendências de evolução do share-of-market
ü Grau de organização (de cada um)
ü Participação e tendências de evolução do share-of-voice
ü Objetivos e estratégias de marketing e comunicação percebidas
ü Táticas de marketing e comunicação empregadas
ü Imagem de cada concorrente
§ Pesquisa – Disponíveis, regulares (que podem ser compradas) e ad hoc (que podem ser contratadas)
Os Consumidores
Atuais, da Concorrência e Potenciais
(Os itens a seguir se aplicam a cada um dos três grupos acima, quando essa separação tiver sentido no caso específico)
§ Ocupação, profissão
§ Posição social e cultural
§ Quantidade
§ Nível de escolaridade média
§ Localização (onde moram, trabalham, passeiam etc)
§ Grupos de idade
§ Sexo
§ Nível de renda
§ Segmentação psicodemográfica
§ Decisores de compra (formais e informais)
§ Influenciadores da compra (dentro da casa/empresa e fora delas)
§ Necessidade do produto/serviço (para o consumidor)
§ Atitudes racionais e emocionais com relação a preço, qualidade, utilidade, conveniência
§ Hábitos de compra e uso
§ Freqüência da compra e uso
Os Objetivos
§ Objetivos estratégicos da empresa
§ Objetivos de marketing (da empresa, linha, marca, produto ou serviço) em termos de volume, valor, participações, ampliação de mercado e rentabilidade
§ Objetivos de comunicação (quem e quantos atingir, o que comunicar, que atitudes e respostas se deseja motivar a curto e longo prazos)
§ Problemas (que dificultam atingir os objetivos)
§ Oportunidades (que facilitam atingir os objetivos)
A Estratégia Básica
§ Ferramentas de comunicação sugeridas
§ Peças sugeridas e conteúdo básico
§ Posicionamento (como a empresa, linha, produto, serviço ou marca quer ser percebida no mercado)
§ Approach criativo (sugestões)
§ Pontos obrigatórios a serem destacados ou evitados
§ Target primário ou secundário
§ Mercados (regiões e segmentos) a serem cobertos
§ Meios de comunicação e veículos sugeridos
§ Período de veiculação desejado
§ Estilo (da empresa, linha, marca) a ser seguido
§ Verba disponível
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