quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Briefing

Olá turma,

Encontrei um material interessante sobre o assunto: "Um bom briefing é o primeiro passo para o sucesso" de Rafael Sampaio. www.portaldapropaganda.com/.../Modelo%20de%20Briefing.doc

Briefing

Oi Gente!

Seguem referências para a criação de um bom Briefing.

Check-list das informações necessárias para fazer o briefing.

Estes são os pontos mais prováveis de serem questionadas e discutidos durante o processo de reunião de informações. Nem todos serão relevantes ou igualmente relevantes numa situação particular. Os pontos de maior relevância vão se tornar claros à medida que o trabalho for sendo feito.

O Produto (ou Serviço)
§  Nome
§  Descrição
§  Propriedades
§  Histórico
§  Aparência física
§  Embalagem
§  Preço e tendência – Aumento, estabilização, redução
§  Custo x benefício
§  Vantagens – Única, principal, secundária
§  Desvantagens (e efeitos colaterais)
§  Como é usado? – Local e forma
§  Freqüência de compra e uso
§  Local de fabricação
§  Capacidade de produção
§  Disponibilidade – No presente e futuro
§  Concorrentes
§  Vantagens e desvantagens relativas aos concorrentes
§  Diferencial
§  Imagem e marca

O Mercado
§  Canal(is) de venda da categoria
§  Importância relativa (se vendido em mais de um canal)
§  Como o produto é vendido (unidade, pacotes, grandes quantidades, varejo tradicional, auto-serviço, distribuidores exclusivos, revendas etc)? Como o serviço é prestado (direta ou indiretamente, de forma centralizada ou descentralizada, pessoalmente, via telefone/internet etc)?
§  Tamanho do mercado – Em volume e valor
§  Sobreposições de mercado
§  Influência e atitudes do atacado e varejo
§  Tendência das vendas – Do produto/serviço; da categoria; do mercado total
§  Influências: regionais (geográficas); sazonais; demográficas (raça, sexo, idade, profissões, padrão sócio-cultural etc)
§  Distribuição
§  Organização do mercado
§  Influência da força de vendas (para a rede de distribuição e para os consumidores)
§  Efeitos da propaganda (promoção, merchandising etc) no mercado
§  Investimentos em comunicação (total e de cada concorrente)
§  Concorrência:
ü  Participação e tendências de evolução do share-of-market
ü  Grau de organização (de cada um)
ü  Participação e tendências de evolução do share-of-voice
ü  Objetivos e estratégias de marketing e comunicação percebidas
ü  Táticas de marketing e comunicação empregadas
ü  Imagem de cada concorrente
§  Pesquisa – Disponíveis, regulares (que podem ser compradas) e ad hoc (que podem ser contratadas)

Os Consumidores
Atuais, da Concorrência e Potenciais
(Os itens a seguir se aplicam a cada um dos três grupos acima, quando essa separação tiver sentido no caso específico)
§  Ocupação, profissão
§  Posição social e cultural
§  Quantidade
§  Nível de escolaridade média
§  Localização (onde moram, trabalham, passeiam etc)
§  Grupos de idade
§  Sexo
§  Nível de renda
§  Segmentação psicodemográfica
§  Decisores de compra (formais e informais)
§  Influenciadores da compra (dentro da casa/empresa e fora delas)
§  Necessidade do produto/serviço (para o consumidor)
§  Atitudes racionais e emocionais com relação a preço, qualidade, utilidade, conveniência
§  Hábitos de compra e uso
§  Freqüência da compra e uso

Os Objetivos
§  Objetivos estratégicos da empresa
§  Objetivos de marketing (da empresa, linha, marca, produto ou serviço) em termos de volume, valor, participações, ampliação de mercado e rentabilidade
§  Objetivos de comunicação (quem e quantos atingir, o que comunicar, que atitudes e respostas se deseja motivar a curto e longo prazos)
§  Problemas (que dificultam atingir os objetivos)
§  Oportunidades (que facilitam atingir os objetivos)

A Estratégia Básica
§  Ferramentas de comunicação sugeridas
§  Peças sugeridas e conteúdo básico
§  Posicionamento (como a empresa, linha, produto, serviço ou marca quer ser percebida no mercado)
§  Approach criativo (sugestões)
§  Pontos obrigatórios a serem destacados ou evitados
§  Target primário ou secundário
§  Mercados (regiões e segmentos) a serem cobertos
§  Meios de comunicação e veículos sugeridos
§  Período de veiculação desejado
§  Estilo (da empresa, linha, marca) a ser seguido
§  Verba disponível